Neste Aterro virtual, despejo minhas impressões deste mundo insólito. Avisem aos catadores, pois eles sabem que em meio a entulhos e monturos sempre se tira algo que preste. Vou tentar descarregar aqui, de maneira irrestrita o conteúdo de minha cabeça, cachola, que esta sempre a transbordar.

Warlen Dimas

domingo, 10 de abril de 2016

O GOZO e a LEI EU gozo de Morte onde Morremos todos

Psicanálise e direito tem como denominador comum a questão da relação entre lei e gozo.
O conceito de gozo, como proposto por Lacam engloba a satisfação pulsional e seu paradoxo de prazer no desprazer entre o principio do prazer e seu para-além .
Há, entre os dois, um " continuum " , isto é, não existe entre eles solução de continuidade.
Se existissem apenas pulsões sexuais não haveria paradoxo( contraditório ) há paradoxo porque a pulsão de morte ai se mistura e exige satisfação.( inconsequente)
A pulsão de morte está de tal forma intricada com as demais pulsões que Freud, em " Para além do principio do Prazer " chega a afirmar que o principio do prazer parece na realidade, servir ás pulsões de morte....
Onde os homens buscam satisfazer suas pulsões...No outro, em seu próximo, em seu semelhante, tomado como um objeto que certamente é sexual, mas não só : " O seu proximo é, para eles, não apenas um ajudante potencial ou um objeto sexual, mas também alguém em quem tentam satisfazer a agressividade, explorar sua capacidade de trabalho sem compensação, utiliza lo sexualmente sem seu consentimento, causar lhe sofrimentos vários, tortura lo, mata lo ( de varias formas de se matar o sujeito né...) O Homem, portanto, faz do outro um objeto, visando assim a saciar o gozo, a despeito da lei....
Texto de : Antônio Quinet

Pra falar um pouco da Humanidade e seu amadurecimento...